ICine te faz conhecer um pouco mais: Quentin Tarantino

UnknownO ICine traz pra você um pouco da carreira e vida de um dos maiores da direção cinematográfica, ele é: Quentin Tarantino.

Vou começar com um curta genial do Selton Mello, onde ele afirma ter decifrado o código criado pelo Tarantino:

(La Bamba é a Puta que te Pariu)

Tarantino é americano nascido em 1963 no Tenessee, descendente de Irlandês, Italiano e Indios Nativos (uma bela mistura). Sua vida no mundo dos filmes começou aos 21 anos com um trabalho de balconista em uma locadora, nesse mesmo período ele freqüentava aulas de interpretação e já escrevia seus primeiros roteiros. Por falar em primeiros roteiros, tudo começou quando ele escreveu Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit, porém sua vida começou a mudar quando ele escreveu e conseguiu vender True Romance (Amor a Queima Roupa) e Natural Born killers (Assassinos por Natureza). Ai não teve jeito, o cara ficou conhecido e começou a fazer amigos influentes, com isso veio a oportunidade de dirigir um longa, e ele começa com o que na minha humilde opinião é sua obra prima: Reservoier Dogs (Cães de Aluguel), um puuuuta filme, cheio de violência, o que caracteriza o estilo de todos seus filmes.

Depois do sucesso que alcançou logo na sua primeira direção, Tarantino virou estrela de Hollywood e passou a receber convites para dirigir inúmeros projetos. Bom, junto com o sucesso vieram as duvidas: O que está por vir? Será que Cães de Aluguel foi um golpe de sorte? Ele sabia como provar sua capacidade… Seu filme seguinte foi Pulp Fiction –  Tempo de Violencia. Sério, até hoje não conheci alguém que tenha visto este filme e não tenha gostado. Pulp Fiction foi um sucesso estrondoso, recebeu 7 indicações ao Oscar, ganhando o prêmio de melhor roteiro original e ficou marcado por ressuscitar a carreira de John Travolta, que convenhamos está “do caralho” no papel de Vicent Vega.

Após dois roteiros geniais criados pela cabeça de Tarantino, ele resolve dirigir uma historia que não é dele, era lançado em 1997 Jackie Brown, uma adaptação do romance Rum Punch de Elmore Leonard, escritor esse que Tarantino sempre deixou claro que é seu mentor.

Em 2003 ele lança a seqüência que ficou marcada como um clássico no quesito vingança, estou falando de Kill Bill e Kill Bill vol 2, filme protagonizado por Uma Thurman que no papel de Beatrix Kiddo (Mamba Negra) vai até o quinto dos infernos, matando geral em busca de vingança

Já em 2005, junto com Frank Miller (cara foda do mundo dos quadrinhos) e Robert Rodriguez, Tarantino produz Sin City – A Cidade do Pecado baseado no quadrinho homônimo.

Dois anos depois é lançado A Prova de Morte que tem como protagonista Kurt Russel. Nesse filme Tarantino recria uma cena de Cães de Aluguel em que as garotas tomam café da manhã… Ficou muito legal!

Chagamos em Bastardos Inglorios. Meu, mais uma obra de arte do mestre! Esse filme foi indicado a 8 Oscar e rendeu a estatueta de melhor ator coadjuvante para Christoph Waltz. Uma curiosidade: Bastardos Inglorios foi escrito antes de Kill Bill, mas o Tarantino adiou o projeto porque na época não acreditava que a historia tinha um bom final.

Bom, Chegamos ao mais recente filme do nosso homenageado de hoje… Django Livre, filme que conta a historia do ex escravo Django (Jamie Foxx) que com ajuda do Dr. King Scultz (Christoph Waltz) tentam libertar sua amada Broomhilda (Kerry Washington) das mãos do  malvado Calvin Candie (Leo DiCaprio)… Tá, eu sei, meu resumo foi uma droga. Originalmente Django foi escrito para Will Smith, que acabou rejeitando o papel.

Além de filmes, Tarantino também dirigiu alguns episódios de series como CSI e Four Room.

Ele também gosta de atuar, podemos vê-lo em alguns de seus próprios filmes.

Olha só a sua filmografia:

Ano Título                  Atividade
2012 Django Livre Diretor
2009 Bastardos Inglórios Diretor
2007 À Prova de Morte Diretor
2005 Sin City – A Cidade do Pecado Diretor
2004 Kill Bill – Volume 2 Diretor
2003 Kill Bill – Volume 1 Diretor
1997 Jackie Brown Diretor
1995 Grande Hotel Diretor
1994 Pulp Fiction – Tempo de Violência Diretor
1992 Cães de Aluguel Diretor

Curiosidades sobre Quentin Tarantino:

Um dos atores favoritos de Tarantino é John Travolta. Ele possui uma espécie de altar em homenagem ao astro. Quando o conheceu pessoalmente, antes das filmagens de “Pulp Fiction”, levou um boneco do personagem Vinnie Barbarino para Travolta autografar.

Testes revelaram que ele tem QI em torno de 160. O valor normal para um adulto varia entre 90 e 110. Tarantino não chegou a completar o ensino médio — abandonou a escola aos 16.

Todas as vezes em que chega a um país diferente, Quentin Tarantino faz questão de ir ao McDonald’s “só para testá-lo e ver o que é diferente e o que não é”. Segundo ele, as batatas fritas de Estocolmo, na Suécia, são melhores que as de qualquer outra loja da rede.

Um dos hobbies do diretor, além de colecionar filmes, é colecionar jogos de tabuleiro. Os relacionados a cinema são seus preferidos.

É fã declarado de “Os Três Patetas”

Bom Cineiros, espero que vocês tenham gostado, e se acham que eu esqueci de algo, é só dizer 😉

Anúncios

Sobre blogicine

Viciado em cinema, como qualquer pessoa normal.

Publicado em 17/07/2013, em ICine te faz conhecer um pouco mais e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Tarantino é um dos melhores diretores de todos os tempo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: